sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sabor de Saúde

Pra quem gosta de se aventurar pela cozinha ou simplesmente acha importante alimentar-se bem, aí vai uma dica: até mesmo os temperos podem fazer bem à saúde. E não estamos falando da diminuição do sal, mas sim das propriedades benéficas de alguns condimentos que todo mundo adora. Veja quais são eles:

Alho

Nutricionistas apontam que o seu consumo pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso por causa de compostos chamados sulfetos alílicos, formados por enxofre, responsável pelo seu forte odor. Ele também tem vitaminas do complexo B, principalmente a B6, que contribui para diminuir doenças cardiovasculares. Mesmo assim, recomenda-se o consumo moderado: cerca de um a dois dentes de alho por dia. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, o melhor é não dourar o alho, pois, assim, ele perde parte de sua composição.

Cebola

É um alimento com baixa caloria. 100 gramas têm apenas 17 calorias. Além disso, a cebola possui fibras, vitaminas (como a C e as do complexo B) e substâncias que ajudam na manutenção da glicemia e dos níveis de colesterol do corpo. Outra de suas propriedades é a quercitina, composto antioxidante que ajuda a prevenir o câncer. Assim como o alho, a melhor forma de se consumir cebola é crua, sem fritar, para conservar suas características. Não há estudos suficientes que indiquem uma quantidade exata de cebola por dia, mas recomenda-se o consumo de cerca de 150 gramas diários.
Pimenta

Por possuir compostos termogênicos, mais precisamente uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a taxa de metabolismo. Em outras palavras, ajuda a emagrecer, ao acelerar a queima de calorias.
Mas, para que a pimenta faça efeito, é preciso ter uma alimentação balanceada e ter uma rotina de exercícios físicos. A quantidade varia de acordo com o tipo de pimenta: seis unidades de pimenta dedo-de-moça, três de pimenta jalapeño ou até meia malagueta bastam por dia.
Alecrim

Apesar de não ter comprovação científica de seus efeitos, o alecrim é mais um condimento que faz bem à saúde, segundo especialistas. Sabe-se que alecrim é um alimento diurético, que, além de melhorar o funcionamento dos rins, ajuda na circulação e na boa digestão. Há a crença de que o condimento possa gerar problemas durante a gestação, mas não há comprovação científica desse efeito.
Manjericão

Também é considerado um composto que ajuda na digestão. Uma receita saudável e saborosa, que usa o manjericão, é o molho pesto, porque junta o manjericão ao azeite, que é antioxidante.

Orégano

Com um cheiro ainda melhor quando está fresco, o orégano também conserva melhor suas propriedades quando consumido dessa forma. O tempero tem potencial digestivo e ainda é um antioxidante natural. Isso significa que ele ajuda no combate aos radicais livres, atuando contra doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, processos associados ao envelhecimento e alterações no sistema nervoso.


0 comentários:

Postar um comentário