quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Polo - esporte com requinte


Tido como um dos esportes mais sofisticados do mundo, o polo ainda tem poucos adeptos no Brasil. A tradicional modalidade preferida da realeza britânica é um jogo caríssimo e envolto em muita pompa, a começar pelos cavalos utilizados em sua prática. Não está familiarizado com o jogo? A gente explica.



Em campo há oito jogadores, divididos em dois times, montados individualmente em seus cavalos. Por meio de tacos (com 3 metros de comprimento), eles precisam golpear uma pequena bola, a fim de marcar gols. Os jogos são disputados em quatro tempos de sete minutos e meio cada. O campo possui 275 metros de comprimento por 140 metros de largura, o equivalente a quatro campos de futebol.



Além da qualidade do jogador, o desempenho dos cavalos também faz a diferença. Especialistas dizem que os melhores animais podem responder por até 70% da performance da equipe. Os cavalos utilizados são da raça puro-sangue inglês. Cada um dos jogadores em campo costuma ter  sete  animais para participar de uma única partida (a cada sete minutos de jogo o cavalo se cansa e deve ser substituído). Para se ter uma ideia, durante o jogo esses bichos chegam a uma velocidade superior a 50 km/h.


O Helvetia Polo Club é o mais tradicional centro da modalidade no Brasil. Ele fica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, a cerca de uma hora da capital paulista. Fundado nos anos 70, possui 43 campos e realiza torneios que atraem os maiores jogadores do mundo. Apesar de ser pouco praticado no país, há brasileiros reconhecidos internacionalmente no esporte, como Fábio Diniz e Ricardo Mansur Filho. Rico Mansur, como é conhecido, inclusive já recebeu um prêmio diretamente das mãos da rainha Elizabeth II, da Inglaterra.


Inspirada na sofisticação do polo, a Applicato criou peças que remetem ao universo do esporte. Para quem busca charme e conforto.


0 comentários:

Postar um comentário